Dicas

Fazendo sol ou não, use óculos com proteção

 

O verão está aí com força total no calor - e nos raios solares. Então o leitor pode pensar que estamos insistindo muito neste assunto, mas o site se chama Saúde Visual não é à toa. Afinal, já mostramos nesta matéria que apenas 15% das mulheres carregam filtro solar na bolsa e 25% óculos de sol, segundo pesquisa feita pelo Grupo Datastore com 1,2 mil mulheres. Nos dias ensolarados, usar óculos com filtro especial contra os raios é um dos itens que devem constar da lista de prioridades de todo cidadão, pois quem se expõe ao sol sem proteção tende a sofrer com doenças como a catarata e a degeneração macular, além de outros problemas oculares.

Óculos de sol devem estar no rosto de quem trabalha na rua ou passa muito tempo ao ar livre. E, mesmo quando se tratar de uma saidinha breve, deve-se utilizar o acessório. Inclusive nos dias nublados. Pois é, se você já sorriu ao ver alguém de óculos escuros num dia sem sol, saiba que os olhos recebem a parte da radiação que atravessa as nuvens.

E não importa a cor das lentes, o importante mesmo é a presença da substância que bloqueia os raios ultravioletas. Tonalidades capazes de distorcer demais as cores do mundo real acabam irritando os usuários, mas não diz respeito à proteção contra o sol. As lentes escuras farão diferença, de fato, para quem sofre de fotofobia (aversão à luz).

Além da proteção contra a radiação solar, é importante que as lentes sejam de marca confiável já que o principal segredo de um bom par de óculos de sol está em suas lentes. Algumas já recebem substâncias que bloqueiam os raios durante a sua fabricação enquanto outras passam por um tratamento depois de prontas no qual é aplicada uma substância transparente que tem a ação de um escudo.

Por fim, mas não por último, é bom lembrar também que, apesar de não existir idade mínima para criança começar a usar óculos escuros, especialistas concordam que aos 8 meses de idade ela já pode ganhar um e que a partir dos 2 anos não dá para postergar o hábito.

FONTE: Saúde Abril

 
Leia também:
» Alteracões visuais relacionadas aos hormonios da gravidez
» Afaste os olhos do computador
» Comer os melhores nutrientes nos traz uma boa visão
» A visão na adolescência
» Por que meus olhos ardem quando fico na frente do computador durante algumas horas?
» Conjuntivite
Mais Dicas »

Dicas

Contatos

75 3603 3900

Como Chegar?

Rua Barão do Rio Banco, nº 1569, Kalilândia
Feira de Santana-BA
CLINOS - Clínica de Olhos. Todos os Direitos Reservados