Marque a sua consulta: (75) 3603.3900
. (75) 99290.8747

Exames

Glaucoma

Glaucoma é uma doença que acomete os olhos, indolor, muitas vezes hereditária (passada dos pais para os filhos) e que quando não tratada pode levar a perda irreversível da visão.

É provocada principalmente pelo aumento da pressão intraocular e aproximadamente 50% das pessoas com glaucoma não sabem da doença. É considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

Como não tem cura, deve ser diagnosticada cedo através de exame com o médico oftalmologista. Existe controle da doença através de colírios, cirurgias e laser.

Sintomas

A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Quem está em risco?

– Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma

– Idade acima dos 50 anos

– Pessoas com alto grau de miopia

– Pessoas da raça negra

Como é feito o Diagnóstico?

Na consulta com oftalmologista é visto quanto a pessoa enxerga, a pressão intra-ocular e o fundo de olho. Quando existe algum sinal da doença exame mais avançados devem ser realizados como por exemplo: Campo Visual, Retinografia, Paquimetria e Tomografia do Nervo Óptico.

Existe glaucoma em qualquer idade, desde recém nascidos até idosos. Porém é mais comum após os 50 anos de idade. A forma mais comum do glaucoma é de Angulo Aberto e geralmente a pressão intraocular está elevada.

Pessoas com glaucoma e pessoas com risco de desenvolver glaucoma devem fazer exames oftalmológicos regulares.

Tratamento

Quando o glaucoma é descoberto no início, o paciente pode manter uma boa visão por toda sua vida.

O tratamento é individual, varia de caso a caso, mas basicamente é diminuir a pressão do olho através de colírios, laser ou cirurgia.

Usar colírios corretamente, não faltar as consultas e seguir as orientações do seu médico ajudam no controle da doença.

Últimas do Blog

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas de visão?

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas de visão?

Os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais presentes na nossa rotina. E o uso constantes desses eletrônicos traz uma dúvida para muitos: o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas...
Glaucoma

Glaucoma

Glaucoma é uma doenças que acomete os olhos, indolor, muitas vezes hereditária, passada dos pais para os filhos, e que, quando não tratada, pode levar a perda irreversível da visão. É provocada principalmente...
Descolamento de Retina

Descolamento de Retina

O descolamento de retina acomete aproximadamente a incidência de 1 para cada 10.000 mil pacientes/ano no Brasil e pode evoluir para a cegueira, sobretudo se o paciente demorar para buscar tratamento. Isso...