Marcação de Consultas: (75) 3603.3900
. (75) 99290.8747

Exames

Oftalmopediatria – Estrabismo

  • Como é o desenvolvimento da visão na infância?

Ao nascer o bebê enxerga muito pouco, só vultos e sobras. E também não é capaz de identificar cores. O desenvolvimento do sistema neurológico responsável pela visão ocorre ao longo da infância, até cerca dos 12 anos de idade.

  • Quais problemas podem afetar o desenvolvimento da visão na infância?

O olhos tortos (estrabismo), graus para óculos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e a diferença de visão entre os olhos (olho preguiçoso – ambliopia), podem prejudicar o desenvolvimento desse sistema.

Algumas doenças em outros lugares do corpo (Ex: diabetes, artrite juvenil, anemia falciforme) também podem afetar o desenvolvimento da visão na infância.

  • Como reconhecer a baixa visão numa criança?

A criança pode piscar muito, apertar os olhos, aproximar objetos do rosto para vê-los, trombar nos móveis e tropeçar nos degraus. Pode também se queixar de dores nos olhos e dores de cabeça, ou ainda, apresentar alteração do reflexo ocular nas fotografias.

  • Com que idade devo levar meu filho ao oftalmologista?

Quanto mais cedo essas condições forem identificadas e tratadas maiores as chances de criança desenvolver uma boa visão. O primeiro exame oftalmológico deve ser feito logo após o nascimento, com o teste do olhinho. E depois deve ser repetido uma vez por ano.

  • Como é feito o exame oftalmológico nas crianças?

O exame é capaz de estimar o quanto a criança enxerga e identificar possíveis problemas, mesmo que a criança não colabore e não diga nada durante a consulta.

Ele é feito com aparelhos portáteis, não causando qualquer dor ou desconforto para a criança.

 

que é Estrabismo?

Desequilíbrio na função dos músculos ocularesfazendo com que os olhos não fiquem paralelos. No estrabismoou vesgueiraenquanto um dos olhos olha em frente, o outro está desviado.

Causas

Seis músculos em cada olho controlam os movimentos dos olhos. Para focalizarmos ambos osolhos em um objeto, todos os músculos de cada olho devem estar “balanceados” e trabalhando harmoniosamente. O cérebro controla estes músculos através de impulsos nervosos. Assim, doenças que afetam o cérebro, como paralisia cerebral, Síndrome de Down, hidrocefalia, prematuridade, viroses, traumas e tumores cranianos são acompanhadas frequentemente de estrabismo.

Tipos

Existem diversos tipos de estrabismo; o olho afetado pode estar desviado em direção ao nariz (estrabismo convergente), para o lado (estrabismo divergente), para cima ou para baixo (estrabismo vertical). Pode haver uma combinação de desvio horizontal e vertical num mesmo paciente, como, por exemplo, em direção ao nariz e para cima.

Sintomas de Estrabismo

Os olhos não ficam paralelos.

O estrabismo pode estar presente já no início da vida ou surgir mais tarde, ainda na infância. Pode também aparecer ainda mais tarde, mesmo em adultos, neste caso geralmente causado por alguma doença física não ocular, como o diabetes e doenças neurológicas, ou devido a um traumatismo na cabeça. A incidência, neste último caso, tem-se tornado mais frequente com o aumento dos acidentes de trânsito. Quando surge no adulto, ou na criança grande, o primeiro sintoma do paciente é a visão dupla. Nos estrabismos adquiridos mais cedo, não há esse sintoma.

Últimas do Blog

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas de visão?

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas de visão?

Os aparelhos eletrônicos estão cada vez mais presentes na nossa rotina. E o uso constantes desses eletrônicos traz uma dúvida para muitos: o uso excessivo de aparelhos eletrônicos pode causar problemas...
Glaucoma

Glaucoma

Glaucoma é uma doenças que acomete os olhos, indolor, muitas vezes hereditária, passada dos pais para os filhos, e que, quando não tratada, pode levar a perda irreversível da visão. É provocada principalmente...
Descolamento de Retina

Descolamento de Retina

O descolamento de retina acomete aproximadamente a incidência de 1 para cada 10.000 mil pacientes/ano no Brasil e pode evoluir para a cegueira, sobretudo se o paciente demorar para buscar tratamento. Isso...