Glaucoma é uma doença que acomete os olhos, indolor, muitas vezes hereditária (passada dos pais para os filhos) e que quando não tratada pode levar a perda irreversível da visão.
É provocada principalmente pelo aumento da pressão intraocular e aproximadamente 50% das pessoas com glaucoma não sabem da doença. É considerada a principal causa de cegueira irreversível no mundo.
Como não tem cura, deve ser diagnosticada cedo através de exame com o médico oftalmologista. Existe controle da doença através de colírios, cirurgias e laser.
Sintomas
A doença pode se desenvolver durante meses ou anos sem apresentar nenhum sintoma. Os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).
Quem está em risco?
– Pessoas que têm parentes portadores de glaucoma
– Idade acima dos 50 anos
– Pessoas com alto grau de miopia
– Pessoas da raça negra
Como é feito o Diagnóstico?
Na consulta com oftalmologista é visto quanto a pessoa enxerga, a pressão intra-ocular e o fundo de olho. Quando existe algum sinal da doença exame mais avançados devem ser realizados como por exemplo: Campo Visual, Retinografia, Paquimetria e Tomografia do Nervo Óptico.
Existe glaucoma em qualquer idade, desde recém nascidos até idosos. Porém é mais comum após os 50 anos de idade. A forma mais comum do glaucoma é de Angulo Aberto e geralmente a pressão intraocular está elevada.
Pessoas com glaucoma e pessoas com risco de desenvolver glaucoma devem fazer exames oftalmológicos regulares.
Tratamento
Quando o glaucoma é descoberto no início, o paciente pode manter uma boa visão por toda sua vida.
O tratamento é individual, varia de caso a caso, mas basicamente é diminuir a pressão do olho através de colírios, laser ou cirurgia.
Usar colírios corretamente, não faltar as consultas e seguir as orientações do seu médico ajudam no controle da doença.