O que é catarata?
Catarata é uma opacidade parcial ou total da lente natural do olho (Cristalino). O cristalino fica no interior do olho, logo atrás da parte colorida do olho (íris) e é ele quem nos permite enxergar para longe e perto até termos menos de 40 anos.
Quais são as causas da catarata?
A causa mais comum de catarata é a senil, ou seja, o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intraocular), trauma e exposição excessiva à radiação ultravioleta.
Quais são os sintomas da catarata?
Fatores de risco para desenvolver catarata:
Como faço o diagnóstico de catarata?
O diagnóstico de catarata é feito pelo médico oftalmologista através do exame dos olhos. A dilatação da pupila ajuda no diagnóstico e geralmente começa a aparecer após os 50 anos.
Caso seja visualizado a existência de catarata, exames mais específicos precisão ser realizados. Alguns desses exames são: Microscopia Especular, Paquimetria, Fundoscopia, Mapeamento de Retina, Retinografia, OCT (Tomografia de Coerência Ótica), PIO (Pressão Intraocular), Ultrassonografia ocular, Biometria, Aberrometria ocular.
Como é a cirurgia de catarata?
O tratamento da catarata é através de cirurgia. Não existem colírios ou qualquer outro tratamento clínico para correção desta opacidade do cristalino. O momento certo para operar depende da visão, do grau (dureza) da catarata e se a catarata está afetando as atividades do seu dia a dia.
A cirurgia atual é a Facoemulsificação, onde é realizada a microfragmentação e aspiração da catarata. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação, permitindo uma rápida recuperação do paciente. Após retirar a catarata, é colocada uma lente artificial no lugar. Essa lente fica para toda a vida e, geralmente, não é substituída. Através dessa lente é possível corrigir erros refrativos como miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Pós operatório